Nova Esperança, 30 de setembro de 2022.
No dia 11 de setembro de 2020 sob o título Cortina de rolhas publiquei a primeira História da sexta aqui, nessa plataforma.
Eu havia terminado de escrever o livro Não me abandone – a saga de Bénya Krik, um cão de rua, contada pela família que ele adotou e lançado uma campanha de financiamento coletivo com a chamada “um livro que vai mudar a sua vida”.
A campanha foi bem sucedida, o livro editado – hoje é vendido na maior cadeia de lojas pet do Brasil – e, se não mudou a vida de ninguém, mudou a minha.
A trajetória do Não me abandone, o grau de engajamento que ele conquistou e meu entusiasmo com as Histórias da sexta consolidaram uma antiga vontade: escrever profissionalmente.
Agora, 112 edições de histórias curtas depois, peço licença para relembrar aquele lançamento, saudar quem me honra com leituras, fazer um anúncio, esclarecer um pontinho e deixar um convite.
O anúncio é o lançamento da campanha de financiamento coletivo para a edição do livro A história da sexta. Livro físico.
O esclarecimento é que as histórias continuarão sendo distribuídas e postadas semanalmente, e de forma gratuita. O que não será gratuito, mas reservado aos que participarem do projeto, serão os “papos escritos”, os chamados “textos reservados”, e os eventuais vídeos que acompanham as edições semanais.
Finalmente, o convite é para que você conheça o projeto e, gostando, participe.
Entre flores e a certeza de que nem tudo são flores, beijos e goles, minha expectativa de uma leitura generosa de tudo o que segue, e os votos de um belíssimo e responsável fim de semana.
.
EXCERTO DO PROJETO EM SUA VERSÃO PÚBLICA:
A história da sexta é um conjunto de histórias curtas – short stories – originalmente distribuídas no formato de newsletters e publicadas na página Vitor Bertini na plataforma Substack, desde setembro de 2020.
De periodicidade semanal e baseado nas premissas da relação direta entre leitores e autor (sem os algoritmos das redes sociais), sem publicidade e distribuídas de forma gratuita, o desafio do projeto é criar alternativas capazes de viabilizar sua continuidade e expansão.
Em suas 110 edições – até 02/09/22 – as histórias somam mais de 100.000 leituras e mais de 6.000 downloads de seus 58 podcasts.
A edição do primeiro livro de A história da sexta é uma decorrência natural desses dois anos de trabalho, e sua viabilização financeira um passo importante na manutenção do formato gratuito.
Fica o convite: visite a página, leia algumas histórias, conheça o projeto e, se você gostar, escolha a forma de ajudar.
Seja bem-vindo!
O livro A história da sexta – com subtítulo ainda a ser definido – será composto por duas ou três histórias mais longas, inéditas, e por um conjunto editado de histórias já distribuídas no formato newsletter.
Dados técnicos:
miolo cores 1 x 1
120 páginas papel Off White 90 g/m2 - Pólen Bold - Suzano
tamanho 140 x 210 mm - orelhas 90 mmmm
capa em cores 2 x 0
capa em cartão L1 300 g/m2 - Supremo Alta Alvura - Suzano
acabamento UV High Gloss Reserva frente e laminação frente BOPP fosco
lombada quadrada costurada, shrink e paletização
…
.
Hoje, nada é ficção. Tudo é convite;
Você viu isso? “...será composto por duas ou três histórias mais longas, inéditas...”;
10% do valor líquido de sua participação vai para a Biblioteca Jardim das Letras, na Casa Madre Ana, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre;
Again: I have been known to fence with a quill.
– A Gentleman in Moscow, Amor Towles, Penguin.
.