Dona Chica
#196 Quando Deus criou o mundo, e viu que era bom, não viu dona Chica na janela.
Monte Parnaso, 26 de abril de 2024.
– Foi o que me disseram.
Boa leitura e bom fim de semana.
DONA CHICA
Quando Deus criou o mundo, e viu que era bom, não viu dona Chica na janela. Tivesse visto, não teria criado; ou, pelo menos, na sua infinita sabedoria, teria deixado para mais tarde.
Dona Chica viu o que viu, espantou-se, esfregou os olhos e, escolhendo entre as criaturas, dizem, foi ter uma palavrinha com a serpente. Só muito tempo depois, quando a coisa já tinha desandado, é que ela admirou-se com o berro que o gato deu.
É desta época, do tempo em que os meninos atiravam pau no gato, que dona Chica foi, dizem também, identificada pela primeira vez – só poderia ter vindo dela tamanha admiração.
Confrontada, confessou que havia ouvido o grito do gato e, coisa certa, havia ficado espantada. Mas, jurou por Deus, não havia falado sobre aquilo com ninguém; muito menos seria capaz de fazer sua admiração ser cantada – logo ela! – por quem quer que fosse. Depois, justificou os meninos da rua, o gato, as admirações gerais, as admirações específicas e a cultura popular.
Quando todos já iam embora, tontos, dona Chica disse que ainda tinha uma palavrinha:
– Ali, aos fundos do meu pátio, na segunda rua, na terceira casa à esquerda da padaria, uma casa rosa com uma janela grande, parece, mora uma dona Francisca. Eu, fosse vocês, dava uma passadinha por lá.
Vitor Bertini
– Meu caro Sr. Bennet – disse-lhe um dia sua esposa, – ouviu falar que Netherfield Park finalmente foi alugado?
O Sr. Bennet respondeu que não.
– Mas foi – replicou ela – pois a Sra. Long esteve aqui agora mesmo e me contou.
O Sr. Bennet não deu resposta.
– Quer saber quem o alugou? – exclamou a esposa com impaciência.
– Você quer me dizer e não faço nenhuma objeção a ouvir.
Isso foi estímulo suficiente.
– Ora, meu caro, você deve saber, A Sra. Long diz que Netherfield foi alugado por um rapaz de grande fortuna do norte da Inglaterra; que ele esteve aqui na segunda-feira numa carruagem puxada por quatro cavalos para ver o lugar, e ficou tão encantado que chegou a um acordo com o Sr. Morris imediatamente; que ele deve tomar posse antes do dia de São Miguel, e alguns de seus criados deverão estar na casa até o fim da próxima semana.– Orgulho e preconceito, Jane Austen
Ajude esta página, clicando no botão [Subscribe]. Depois, como quem ouve o berro do gato, conte para o mundo [Share].
Chega por hoje.