As pregações de Pedro e Paulo
#260 Em comum, como apóstolos de uma tradição paterna, o entusiasmo pelo sexo oposto.
São Paulo, 4 de julho de 2025
Escrever não é difícil, é muito difícil. Escrever só é fácil para quem não escreve.
Não tomem o parágrafo como queixa. É só uma constatação — gosto dos desafios do ofício.
No belíssimo livro Um cavalheiro em Moscou, de Amor Towles, o personagem principal, Alexander Ilyich Rostov, em audiência diante do Comitê de Emergência do Comissariado do Povo para Assuntos Internos, perguntado se “escrevia poesia” respondeu: “Sou conhecido por duelar com uma pena”.
Eu, particularmente, ainda indeciso se devo começar a realizar duelos usando o teclado, quando inquirido sobre eventuais sucessos sobre as pedras no caminho da escrita, respondo com o que me resta de voz:
— É que eu me dedico, meu amigo.
AS PREGAÇÕES DE PEDRO E PAULO.
Meio-irmãos, desconhecidos na infância, afastados na adolescência e fraternalmente próximos na primeira idade adulta, Pedro e Paulo eram diferentes em quase tudo.
Em comum, como apóstolos de uma tradição paterna, o entusiasmo pelo sexo oposto. Para reforçar as diferenças, o resultado das pregações: Pedro acumulava almas femininas, Paulo pregava no deserto.
Um dia, inconformado com a realidade das suas aventuras e flertes, favorecido pela idade, pelo desassombro, pelo vinho que oferecia e pelo clima de confidente camaradagem, Paulo decidiu buscar explicações:
— Pedro, meu irmão e amigo, eu preciso entender. Me perdoe, mas eu sou mais velho, mais alto, mais forte, mais bonito, mais educado e mais rico que você; e não sou ruim de conversa. Entretanto, você acumula namoradas enquanto eu sigo remando sozinho. Alguma explicação?
Pedro ouviu, calou, concordou balançando a cabeça, tomou um gole mais longo e sentenciou:
— É que eu me dedico, Paulo.
LIVROS DO AUTOR:
A Profeflor, Vitor Bertini, edição do autor - Esquina do Lombas
Não me abandone, Vitor Bertini, edição do autor - Esquina do Lombas
Glossário desta edição:
Escrever: ato de traçar letras, palavras ou outros símbolos gráficos; redigir uma obra textual, literária ou científica; compor. Em casos graves, usar o verbo três vezes em uma linha e meia no primeiro parágrafo.
Moscou: capital da Federação Russa, localizada às margens do rio Moskva; local da Catedral de São Basílio, do Teatro Boslshoi e um dos endereços do Putin.
Putin: Vladímir Vladímirovich Putin, Presidente da Federação Russa, ex-agente da KGB; anexou a Crimeia em 2014 e invadiu a Ucrânia em 2022.
Amor Towles: Escritor norte-americano; autor dos best-sellers Um Cavalheiro em Moscou (A Gentleman in Moscow, 2016), que narra a vida de um conde russo em prisão domiciliar em um luxuoso hotel, e As Regras da Cortesia (Rules of Civility, 2011), ambientado na Nova York de 1938.
As pregações de Pedro e Paulo: na falta de outras referências, um texto curto do dedicado escritor brasileiro Vitor Bertini.
Fui: forma do verbo ir; forma do verbo ser; estranha forma de agradecer pela audiência e encerrar os trabalhos.
Enfim, uma patrocinadora: